Valorizamos as experiências ao ar livre na infância pela riqueza que oferecem e pela possibilidade de expansão e de dar vazão a energia de seus corpos em crescimento que as crianças encontram. O cuidado com o meio ambiente e todas as formas e manifestações de vida são valores na Pirlimpimpim, pois acreditamos que são nas experiências que as crianças aprendem, se desenvolvem e estruturam suas formas de ser e relacionar-se.

Pátio de Baixo

O Pátio de baixo é um dos espaços mais amados pelas crianças, onde está o barranco que desafia o corpo e o equilíbrio das crianças, com sua escada de pneus e o escorrega que traz o frio na barriga da velocidade e desafia a escalar ao contrário. É um espaço que convida ao movimento sua amplitude permite corridas, partidas de futebol, abriga um gira gira que possibilita voar e materiais  que convidam criar novos desafios.

Escalar o barranco leva ao primeiro platô do Pátio de Cima, onde a pitangueira e o limoeiro concretizam na espera pelos frutos a passagem do tempo e uma areia se desvela em muitas oportunidades de experimentar.

Pátio de Cima

O Pátio de Cima fica em frente a casa dos bebês, mas como todos nossos espaços, é um território coletivo que permite trocas e infinitas explorações na horta, na caixa de areia ou ainda no cuidado e contato com o nosso coelho Brownie ou no magnetismo da água do lado das tartarugas. Na caixa de areia ou no seu entorno se erguem castelos e vilarejos de areia ou blocos de madeira, saborosos pratos elaborados usando materiais do cotidiano combinado com o que a natureza oferece. O pátio de cima ainda oferece um gramado entremeado por uma rampa que desafia a agilidade.

A Horta

A horta que fica no Pátio de Cima tem um papel essencial no cotidiano das crianças desde o momento dos plantios, cuidados, manejos e colheitas, até a invasão de sabores que empresta às culinárias ou as refeições diárias. A continuidade da experiência de cultivar, concretizada nos sabores e aromas experimentados na escola garante a construção de sentido tão importante para a aprendizagem. 

Animais

Encontrar no pátio o afeto do nosso coelho Brownie, assistir suas piruetas e atender seus pedidos de carinho despertam o mais singelo sentimento de afeto e a preocupação com seu bem estar. As tartarugas em sua interação mais comedida, convidam a observação e são geradoras de muitas perguntas. Faz parte da rotina de cuidados das crianças alimentar o Brownie e suas vizinhas tartarugas que moram no lago que completa com sua água cristalina o elemento que faltava a este universo de experiências garantido pela natureza.