A Sala do Maternal recebe crianças com idades compreendidas entre os 2 e 4 anos de idade. Nesta faixa etária as crianças são mais desenvoltas, ágeis em seus movimentos, experimentam um nível intermediário de autonomia, uma fase de oposição e desafio aos limites.

É neste período que acontece a retirada das fraldas, e pensando nisto um banheiro foi integrado, aumentando o interesse das crianças para este desafio, é um importante momento de trabalhar cuidados de higiene.

Esta é a sala de referência para as crianças do maternal, mas não o único espaço habitado pelas crianças na escola, o pátio, o refeitório e todos os cantinhos da escola fazem parte das vivencias e do cotidiano que aqui é parte do que pensamos como currículo.

Na sala de referencia as crianças encontram contextos preparados diariamente pelos educadores como convites e provocações para aprofundar e expandir suas leituras e experiências de mundo em diálogo com as linguagens das artes como desenho, pintura e modelagem em argila, da literatura, construções e do brincar.

Na hora do soninho, pode ser utilizada para repouso, através da montagem de camas individuais. Durante este período a sala é obscurecida e uma cuidadora permanece de forma permanente vigiando o sono dos pequenos.

A sala tem um espaço de 42 m², podendo atender até 20 crianças, com três profes.