Representando a Escola

As crianças da Turma do Jardim 2018 da Pirlimpimpim se envolveram em um projeto de representação da escola, denominado “Uma Escola muito legal!”. Ele inciou com desenhos espontâneos e foi se aprofundando, passando pelo estudo da planta baixa e culminou com a construção de uma Maquete da Escola.

No seu desenrolar as crianças se desafiaram e tiveram grandes evoluções em seus registros gráficos, na capacidade de colocar seu pensamento em palavras e também no raciocínio espacial. Processos como este nos reforçam a ideia de que as crianças podem aprender mergulhando em desafios criados pelos próprios interesses e que o segredo da motivação, estar envolvido com algo que desperte paixão.

Muitas lembranças vieram a tona

Foi um projeto tocou toda a Pirlimpimpim de forma especial, pois ao longo de seu desenvolvimento trouxe muitas memórias a tona e abriu espaço para que as crianças contassem umas as outras suas lembranças. Foi por carregar dentro de si representações repletas de afeto, lembranças de momentos especiais que o projeto foi batizado pelo aluno P. F. de 5 anos como “Uma Escola muito legal”.

Muito mais que uma simples Maquete

Construir uma maquete vai muito além de representar somente a estrutura da escola, passa pelo processo de sentir este espaço como um lugar onde as crianças e os adultos podem expressar quem são, um lugar de acolhida, um lugar que abriga boas lembranças e também muitos sonhos. Sonhos de um mundo melhor, depositados nas gerações futuras por nós educadores e vocês famílias.

Retratada a partir de suas experiências afetivas, toda a turma participou e ofereceu o que tinha de melhor para representar a Pirlimpimpim. Este certamente será lembrado, pelo resto de suas vidas, como o lugar que abrigou uma primeira infância cheia de risos, experimentações, brincadeiras e assim deixam suas marcas para novas gerações que virão.

Todo o final do ano alguns se despedem rumo a novas descobertas nas novas escolas, enquanto outros aqui permanecem continuando suas histórias. A turma do Jardim 2018 nos presenteou com a possibilidade de ter sempre por perto um pouquinho da Pirlimpimpim vista por seus olhos e representada por suas mãos.