Chegou o Cardápio de Julho da escola Pirlimpim, alimentação saudável é um assunto levado muito a sério por aqui. Por isso quando montamos nosso Cardápio,  pensamos continuamente em formas de instrumentalizar nossas crianças, para que elas aprendam a diferenciar o que é adequado ou não na hora de comer.

Revemos nossos cardápios constantemente pensando em torná-lo saboroso e ao mesmo tempo cada vez mais saudável, investindo sempre em novos sabores e reinventando pratos, para tornar alimentos que foram rejeitados, surpresas atrativas.

Oficina de Saladas

Nosso projeto de Oficinas de Salada estão sendo um sucesso! Quinzenalmente as turmas do jardim e maternal se revesam em culinárias onde preparam as saladas que compõe o almoço. É uma atividade que implica em planejamento e aproxima as crianças de verduras e legumes, alimentos que infelizmente ainda são rejeitados por muitos pequenos. A ideia é que a criança deve conceber o alimento desde sua preparação como forma de conectarmo-se com os outros e com o mundo a sua volta.

Capacitação da Equipe Pirlimpimpim com tema Alimentação

A capacitação da Equipe da escola em junho foi toda sobre alimentação na escola, abordamos questões básicas com uma exposição da nossa nutricionista Caroline Goñi sobre conceitos de uma alimentação saudável, grupos alimentares e a função de cada tipo de alimento, retomamos e os atualizamos em questões ligadas a introdução alimentar, aprofundamos nossos conhecimentos em relação a alergias e intolerâncias alimentares.

Mas não paramos por aí, refletimos sobre como a relação com a comida é influenciada pelas emoções e no papel que nós, enquanto educadores, investidos de uma forte relação afetiva com as crianças ocupamos em suas vidas conferindo significados ao ato de se alimentar.

Acreditamos que o lugar onde crescemos e as pessoas com quem convivemos vão aos poucos estabelecendo a cultura alimentar e dando forma ao nosso comportamento alimentar. A forma como os pais, ou outros cuidadores, gerenciam emoções e os alimentos produzem uma marca fundante na relação que a criança estabelece com comida e a afetividade.

Entendemos que as crianças não têm uma capacidade de escolha de alimentos em relação ao seu valor nutricional, pelo contrário, os seus hábitos são aprendidos a partir da experiência e da observação. Por esta razão saímos deste momento de reflexão, onde analisamos nossas posturas e condutas, ao mesmo tempo em que olhamos para o que as crianças estão nos mostrando e planejamos uma série de ações que aos poucos serão introduzidas no nosso dia a dia, em prol de instrumentalizar nossas crianças para que cresçam com hábitos alimentares saudáveis.

Colocando frango no forno

Nossa cozinheira ajudando as crianças a colocarem o frango temperado por elas no forno.

Confira o Cardápio de Julho de 2017

E descubra o que iremos degustar, temos certeza que ficará com água na boca! Clique no link abaixo.

Cardápio de JULHO de 2017