A Turma do Jardim em seu Projeto – Dando a Volta ao Mundo pelos Países Gelados – passeou por diversos países do mundo, mas foi no Chile que encontrou inspiração para uma culinária que foi um sucesso e saiu da sala de aula para o cardápio da escola!
Explorando um dos países do hemisfério sul que neva, encontraram o Chile e suas características e peculiaridades, entre elas a culinária do país, é marcante uma mistura de influências, ingredientes e sabores, que oferecem a culinária chilena simplicidade e sofisticação.
A turma do jardim ficou surpresa ao descobrir algumas coisas, como por exemplo, que utilizam o creme de abacate até no cachorro quente! Muito diferente do que fazemos aqui no Brasil, onde temos hábito de consumir o abacate como fruta, porém o preparo para usar no cachorro quente é bem diferente, lá é feito com sal e não açúcar.
O jardim teve a ideia de convidar a Lívia, nossa nutricionista para participar da pesquisa sobre a culinária do Chile e com a ajuda dela, cozinhar alguma coisa bem gostosa aqui na escola. Vimos algumas receitas e diante de todas, nos chamou atenção o Porontos Granados, uma espécie de ensopado chileno com feijão branco.
A receita é simples e leva ingredientes comuns, que conhecemos, mas que nem todos os colegas estavam acostumados a comer, alguns nunca tinham experimentado a abóbora!
Porontos Granados
Ingredientes
1kg de feijão branco
1kg de milho (somente grãos)
1kg de abóbora
1 cebola média
1 1\2 litros de água
1 colher de manteiga
1 colher de azeite de oliva
1 ramo de alfavaca (manjericão de folha larga)
Sal e colorau a gosto
Modo de Preparo

Colhemos manjericão da própria horta da escola, descascamos abóbora e cortamos cebola!
Deixe os feijões descansarem em uma panela com água fervida já com sal por 1 ou 2 horas. Depois, colocar abóbora cortada em cubinhos e descansar por uns 30 minutos. Ferver por 15 min e acrescentar o milho.
Em outra panela fritar bem a cebola cortada fininha com a manteiga e o azeite. Enquanto cortavam a cebola, descobriram que ela arde os olhos e parece que estamos chorando, foi bem engraçado!!!
Depois, acrescentar a alfavaca, (aqui na escola usamos manjericão da nossa horta, pois é a mesma coisa) e o colorau. Agregar essa mistura frita na panela onde estão o feijão, a abóbora o milho e ferver por mais 10 min. Servir quente.

Pronto para ir para o fogão e fumegando!!! O cheirinho se espalhou por toda a escola…
Todos experimentaram. Alguns repetiram e provaram abóbora pela primeira vez.
As atividades de culinária são importantes aliadas do trabalho de educação alimentar, pois nelas crianças que não costumam experimentar novos alimentos, muitas vezes se sentem encorajadas! Desta vez a atividade além de ser um aprendizado para as crianças, foi também para os adultos, pois nenhum de nós conhecia este prato, que foi um grande sucesso, tanto que no dia 7 de julho voltou ao nosso cardápio!!!