A Turma do Jardim em seu Projeto – Dando a Volta ao Mundo pelos Países Gelados – passeou por diversos países do mundo, mas foi no Chile que encontrou inspiração para uma culinária que foi um sucesso e saiu da sala de aula para o cardápio da escola!

Explorando um dos países do hemisfério sul que neva, encontraram o Chile e suas características e peculiaridades, entre elas a culinária do país, é marcante uma mistura de influências, ingredientes e sabores, que oferecem a culinária chilena simplicidade e sofisticação.

A turma do jardim ficou surpresa ao descobrir algumas coisas, como por exemplo, que utilizam o creme de abacate até no cachorro quente! Muito diferente do que fazemos aqui no Brasil, onde temos hábito de consumir o abacate como fruta, porém o preparo para usar no cachorro quente é bem diferente, lá é feito com sal e não açúcar.

O jardim teve a ideia de convidar a Lívia, nossa nutricionista para participar da pesquisa sobre a culinária do Chile e com a ajuda dela, cozinhar alguma coisa bem gostosa aqui na escola. Vimos algumas receitas e diante de todas, nos chamou atenção o Porontos Granados, uma espécie de ensopado chileno com feijão branco.

A receita é simples e leva ingredientes comuns, que conhecemos, mas que nem todos os colegas estavam acostumados a comer, alguns nunca tinham experimentado a abóbora!

Porontos Granados
Ingredientes

1kg de feijão branco
1kg de milho (somente grãos)
1kg de abóbora
1 cebola média
1 1\2 litros de água
1 colher de manteiga
1 colher de azeite de oliva
1 ramo de alfavaca (manjericão de folha larga)
Sal e colorau a gosto

Modo de Preparo
Preparação Porotos Granados

Colhemos manjericão da própria horta da escola, descascamos abóbora e cortamos cebola!

Deixe os feijões descansarem em uma panela com água fervida já com sal por 1 ou 2 horas. Depois, colocar abóbora cortada em cubinhos e descansar por uns 30 minutos. Ferver por 15 min e acrescentar o milho. 

Porotos granados 3

Feijão branco de molho, mistura abóbora e depois o milho. Muitas mãos no Porotos!

Em outra panela fritar bem a cebola cortada fininha com a manteiga e o azeite. Enquanto cortavam a cebola, descobriram que ela arde os olhos e parece que estamos chorando, foi bem engraçado!!!

Depois, acrescentar a alfavaca, (aqui na escola usamos manjericão da nossa horta, pois é a mesma coisa) e o colorau. Agregar essa mistura frita na panela onde estão o feijão, a abóbora o milho e ferver por mais 10 min. Servir quente.

culinária Jardim2

Pronto para ir para o fogão e fumegando!!! O cheirinho se espalhou por toda a escola…

Todos experimentaram. Alguns repetiram e provaram abóbora pela primeira vez.

culinária Jardim3

A abóbora é docinha profe!!!

As atividades de culinária são importantes aliadas do trabalho de educação alimentar, pois nelas crianças que não costumam experimentar novos alimentos, muitas vezes se sentem encorajadas! Desta vez a atividade além de ser um aprendizado para as crianças, foi também para os adultos, pois nenhum de nós conhecia este prato, que foi um grande sucesso, tanto que no dia 7 de julho voltou ao nosso cardápio!!!