Anualmente a Escola Pirlimpimpim realiza uma Mostra Pedagógica na semana de seu aniversário. A cada ano a equipe de educadores escolhe em conjunto um objeto que será explorado e transformado pelas crianças. É sempre um desafio, para as crianças e para os educadores. A cada Mostra aprendemos um pouco mais sobre nosso trabalho e sobre nós mesmos, aprimoramos nossas intervenções e nos surpreendemos com o que as crianças nos mostram de seu potencial criativo.

Jardim18

A Mostra implica em um trabalho completo, que inicia com pesquisa coletiva e exploração do objeto escolhido, para um posterior acompanhamento individual na transformação do mesmo. A repercussão deste trabalho tem um efeito cascata dentro da escola, pois as crianças aprendem umas com as outras e ninguém, nem os pequenos, nem os grandes, chega ao final deste percurso sem múltiplas conquistas.
Ao longo deste processo, estimulamos as crianças a soltar sua imaginação e ousar. As produções sempre surpreendem e o resultado são obras de arte fantásticas e artistas orgulhosos de suas criações!
Jardim16
Em 2015 o objeto escolhido foi o ABAJOUR, pensamos nas possibilidades de exploração da luz e das sombras, aliado a possibilidade de as crianças trazerem abajures de fontes diversas, ampliando com isto seus repertórios. O primeiro passo foi conhecer e explorar as possibilidades do objeto, o desconstruindo, em paralelo cada turma de acordo com sua faixa etária pesquisou algo.
Berçário20

Os mais velhos, da turma do jardim, foram em busca da origem do abajour, descobriram que o termo vem do francês e significa baixar a luz. Seguindo a máxima de que conhecimento nunca é suficiente e que uma resposta suscita uma nova pergunta, passaram a querer saber de onde vem a luz, descobriram que luz é energia elétrica e com isto perceberam que tudo que está a nossa volta é gerado com a luz.

Descobriram em suas pesquisas também, que quem descobriu a luz foi Benjamin Franklin e que a luz elétrica vem da força da água, do vento, dos raios de sol e da queimação do gás e óleo. Por último conheceram Thomas Edison que foi quem inventou a primeira lâmpada elétrica.

Curiosos garimparam entre as famílias da escola lampiões, para conhecer este objeto antigo montaram um painel com suas descobertas, pois assim multiplicariam seu conhecimento com todos que circulam pela escola.

A turma do maternal encontrou um outro viés para começar a falar no assunto, através da história do Lino, um brinquedo, amigo de Lua, uma coelha de brinquedo que ascende uma luz na barriga sempre que fica feliz e sorri. Assim, Lua quando está feliz, ilumina os lugares escuros.

linoo

E como a Lua, nossa Mostra está iluminando nossa escola e deixando nossos artistas muito felizes!

IMG_4807 (800x173)