O berçário é sempre uma caixinha de surpresas, embora algumas brincadeiras sejam planejadas, muitas vezes, precisam ser reconfiguradas, ao mesmo tempo em que, no dia a dia, muitas outras surgem do encontro entre, o novo e um explorador sedento por conhecimento de mundo.

A hora de comer

Explorando todas as sensações que o jantar pode oferecer.   

Mari, Bruno e a cortina

Esconde, esconde divertido com a cortina da sala.

 

 

Tudo é material de exploração!!!

Emilia e Carmem brinquedo

Carmen dividindo o brinquedo com a Emília.

Simples potes se transformam em uma multiplicidade de explorações, onde o corpo todo entra no jogo. Enquanto alguns exploram com a boca, outros investigam o que tem dentro, testam tamanhos, procurando a tampa de cada um ou organizam-nos colocando em ordem, das mais variadas formas.  Todas estas explorações enriquecem seus repertórios e ajudam a formar entre tantas coisas, a base para uma série de competências futuras, também já se observa nos maiores um crescimento na capacidade de concentração.

Brincando com potes

Colocar na boca, procurar a tampa, fazemos tudo para conhecer um objeto.

Organizando os potesColocando todos os potes em ordem e testando todas as ordens possíveis…

 

Em um outro momento, uma malha dividindo a sala faz a festa de todos, brincam de esconder, passam de um lado para o outro por baixo da malha, além de explorar a textura com as mãos e a boca, esta é uma atividade onde as crianças participam de forma intensa e de corpo inteiro.

pano salaemilia com pano

 

 

 

 

 

 

A exploração acessórios como chapéus, óculos e acessórios foi uma explosão de alegria, apesar de ter sido uma brincadeira de pouco tempo de duração, foi de uma exploração intensa!!!

Fantasias com profelisi fantasia

 

 

 

 

 

 

As crianças demonstraram admiração quando se viam no espelho com os acessórios e os maiores se divertiram também colocando ou entregando chapéus aos colegas, despertando para o verdadeiro espírito de cooperação. Olhar-se no espelho, para crianças desta faixa etária, é uma fonte de muitas descobertas sobre si mesmo, o espelho oferece um encontro da criança com ela mesma.

fantasia mari e carmem fantasia

 

 

 

 

 

É claro que não faltou o momento de investir as crianças e seus corpos individualmente,  em uma massagem gostosa com óleos além de ser um carinho gostoso, coloca os bebês em contato com o próprio corpo e tem um valor integrador. Respeitando o desejo de cada um, todos foram convidados, mas apenas os que demosntraram querer participar, participaram. Entendemos que mesmo os bebês devem ser tratados com este respeito, tendo autoridade sobre o próprio corpo.

mari massagem

maria rosa massagem

 

 

 

 

 

 

 

 

Outra brincadeira que vai fazer parte dos nossos dias por um bom tempo ainda são as “bolinhas voadoras”, móbiles que além de estimular os bebês, trouxeram um charme todo especial para a sala! Os móbiles foram confeccionados com materiais simples, como lastex e bolinhas de plástico presas ao teto em diversas alturas, mas foram sendo colocados aos poucos.

  Berçário1

No primeiro dia, colocamos em uma altura onde as crianças que caminham podem alcançar, mas as que engatinham não. Todos tentaram pegá-la, houve disputa pela bolinha e foi plantado o desejo de alcançá-las.

Berçário semana 7-4 ate 11-4 - muitas explorações

No dia seguinte colocamos outras 2 bolinhas, desta vez, mais baixas. As crianças levaram a bolinha na boca, esticaram os braços na tentativa de alcançar a que estava mais no alto. A aluna Mari descobriu que podia arremessar as bolinhas, pois elas voltavam e junto com o arremesso ela emitia um som “vumm”, mostrando que fizera uma série de conexões entre o que está acontecendo na sala e o que já viu em outras situações.

mari e carmem  mari alcançando bolinha

 

 

 

 

 

No terceiro dia colocamos 4 bolinhas, estas mais altas que as outras. Durante a sessão de massagem nos pés, a aluna Maria Rosa descobriu que ao puxar uma bolinha a grade onde elas estão presas se mexe, fazendo assim vários ensaios deste movimento na tentativa de confirmar sua descoberta.

Enfim, esta como tantas outras, foi uma semana de muitas brincadeiras e descobertas, onde muito se construiu!!!

Aurora bolinha