A turma do Maternal começou o ano falando muito nos animais. Eles estavam presentes nas histórias, nas brincadeiras, nas imitações, enfim, em todos os lados. Com isso, logo percebemos que aí morava a curiosidade destes pequenos e nada melhor que a curiosidade para despertar o desejo de aprender.

Olhando livros

Pensou-se em explorar o zoológico, porém, um tema tão vasto não permitiria um estudo aprofundado como gostaríamos, então, pensamos em atender este interesse doa alunos do Maternal de duas formas diferentes: um Projeto de pesquisa que investigasse a fundo um animal específico; e um canto temático, onde as crianças do Maternal pudessem mergulhar na fantasia e brincar de zoológico.

O primeiro passo foi fomentar uma discussão sobre qual animal iríamos estudar e, assim, surgiram várias sugestões. Decidimos, então, oferecer para as crianças livros com imagens e histórias de diversos animais, para ver o que aconteceria. Animais vistosos como o leão, a zebra, o macaco e o cavalo chamaram a atenção, como sempre, mas devagarinho uma tartaruga, na capa do livro “A Festa no Céu”, foi roubando a cena e a atenção das crianças.

A Festa no Céu

Logo surgiram questionamentos:

Tartaruga 2

“Quantas patas tem a tartaruga?”
“Ela tem olhos?”
“Ela tem bunda?”
“Ela faz cocô?”

Estas e muitas outras perguntas serão respondidos ao longo do nosso Projeto,

Vida de Tartaruga!

Acompanhem, aqui no site, as próximas postagens sobre este Projeto do Maternal!